4 Boas práticas de avaliação de imóvel

Podemos dizer que o processo de compra e venda de imóvel é uma mistura de sentimentos variados. Quem vende acha que está perdendo dinheiro e quem compra costuma pensar que está pagando caro demais.

Por isso que a avaliação de imóvel é importante, porém fazer o levantamento correto do valor do imóvel não é tarefa fácil porém existem algumas boas práticas que auxiliam na avaliação de imóvel e separamos elas logo abaixo:

Conhecendo a região do imóvel

Conhecer a região é saber se o imóvel está bem localizado. A avaliação de imóvel leva em consideração se existe pontos comerciais ou de ensino por perto. Escolas, clínicas e restaurantes são pontos positivos e agregam valor ao seu imóvel. Além disso, outro ponto positivo é averiguar se o bairro é de fácil acesso e se tem baixo índice criminalidade.

Aproveite o momento para verificar se existem outros imóveis na região que estão à venda, e também os imóveis que foram vendidos nos últimos 5 anos para levantar um valor médio da região.

Estruturas e reformas influenciam na avaliação de imóvel

Verifique como está a parte interna do imóvel, geralmente quem faz avaliação de imóvel sabe que isso deve ser um desejo e não uma necessidade de quem pretende comprar um imóvel.

Avalie paredes rachadas que possam comprometer a estrutura, infiltrações e verifique se o imóvel já passou por alguma reforma antes. Veja como está a pintura da casa, apesar de corresponder apenas com 0,5% do valor do imóvel, é um dos principais pontos que podem influenciar no valor final.

Área de lazer coberta pode valorizar o imóvel em 20%

Um imóvel que tem área de lazer coberta costuma ter o valor 20% mais alto que um imóvel idêntico que está na mesma rua.

Portanto, se o imóvel tem uma área livre para lazer mas não é coberta, é uma boa opção fazer uma reforma e colocar uma cobertura, o custo do imóvel com certeza compensará em relação ao valor da obra.

Apartamento com garagem tem o seu valor 30% mais alto

Se a avaliação de imóvel for para um apartamento, o fator garagem é um item muito importante. A garagem aumenta o valor em 30% no valor do imóvel, se forem duas vagas o valor acrescenta mais 10%.

Vale ressaltar que em algumas cidades uma vaga de garagem podem custar até R$ 40 mil.

Lembre-se que o papel da avaliação de imóvel é chegar a um valor justo para o proprietário e para o comprador.

A Aleixo é um escritório de engenharia civil em Campo Grande MS que oferece consultoria de orçamento de obra civil e avaliação de imóvel. Para saber mais acesse o nosso site ou ligue para nós: 67 3321-2514.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp