avaliação de imóvel

Avaliação de imóvel: 5 dicas que vão te ajudar

Sabemos que a compra de um imóvel é a realização de um sonho, um dos momentos mais especiais na vida de uma pessoa. E por esse motivo é importante ter muito cuidado na escolha do lugar e fazer uma avaliação de imóvel correta, para que no final você não fique com nenhuma dúvida ou receio do imóvel que está adquirindo.

 

Felizmente para conseguir achar a casa dos sonhos, não existe muito segredo, principalmente se você já tem em mente um valor, com base no seu orçamento, o próximo passo é seguir as 6 dicas que separamos para você realizar uma avaliação de imóvel bem sucedida.

 

A avaliação de imóvel depende de uma boa pesquisa

 

Vale ressaltar que o valor de um imóvel é composto por uma série de fatores que vão desde a sua idade, tamanho do empreendimento, localização, segurança, vagas na garagem, etc. Como você pode ver, são vários itens que precisa ser levado em consideração.

 

Para não se perder durante esse processo de pesquisa, defina previamente os itens que você considera essencial para delimitar o escopo da pesquisa. Escolha regiões a serem visitadas, tamanho dos imóveis e quantos cômodos você deseja ter.

 

Conheça a localização do seu imóvel

 

Esse ponto pode é um fator determinante para a avaliação de imóvel. A localização do imóvel não se resume apenas ao bairro, mas é preciso considerar toda a infraestrutura da região, por exemplo, se o imóvel está próximo a uma avenida de fácil acesso, se possui escolas, farmácias, hospitais, saneamento e transporte público.

 

Bairros que contam com uma boa infraestrutura tendem a ser mais valorizados, outro ponto importante é a infraestrutura comercial e de serviços, se o morador consegue suprir boa parte das suas necessidades sem precisar ir muito longe, também impacta diretamente na valorização do imóvel.

 

É importante também verificar se existe a possibilidade de futuramente o bairro expandir ou receber alguma benfeitoria ou investimento, no momento, pode não afetar o valor do imóvel, porém a longo prazo certamente irá, fazendo com que seja uma informação importante caso você considere revender o imóvel futuramente.

 

Analisar o acabamento e a conservação do imóvel

 

Nesta etapa você precisa saber a idade do imóvel e observar como está o seu estado de conservação. Do mesmo modo que podem existir imóveis antigos, mas bem conservados, podem existir imóveis recém construído e não ter sido bem cuidados, apresentando diversos problemas.

 

Comece averiguando o básico, como pintura, encanamento, as estruturas metálicas (portas e janelas), além das telhas e da rede elétrica. E como fazer isso? Simples, para verificar o encanamento da casam acione a descarga do banheiro, verifique se as torneiras apresentam sinais de vazamento ou ressecamento no encanamento.

 

A parte elétrica você verificar se as tomadas estão funcionando, teste as lâmpadas de cada cômodo e verifique as últimas contas de luz e água dos últimos meses para ver se houve um aumento repentino no consumo.

 

Observe os complementos

 

Quando observados os itens oferecidos pelo imóvel, o preço costuma variar muito. Nessa hora, itens como quantidade de quartos e banheiros, distribuição das salas de estar e jantar, e o tamanho do imóvel (área útil) podem influenciar no valor final.

 

Caso você esteja fazendo a avaliação de imóvel dentro de um condomínio veja o que é oferecido na área de lazer como por exemplo, piscina, quadra de esporte, academia de ginástica, área gourmet, etc.

 

Além disso, veja com o síndico e os vizinhos se no condomínio existe muitos conflitos entre vizinhos ou se há um alto índice de inadimplência, pois, se há caso haja, o valor para os demais moradores tende a subir para cobrir possíveis prejuízos.

Verifique se a documentação está em dia.

 

E por fim, vamos falar a respeito da documentação tanto do imóvel como do vendedor, pois uma boa análise das documentações é fundamental para que você possa comprar o seu imóvel com tranquilidade.

 

Solicite ao vendedor certidões negativas de ações na justiça que onde o imóvel pode estar envolvidos em uma ação jurídica. Já em relação ao imóvel, o principal documento é a sua matrícula atualizada. Outro documento importante é a certidão de situação fiscal, que pode ser obtida na prefeitura, e que mostra se o imóvel tem dívidas pendentes.

 

Como você pode ver, a melhor forma de tomar uma boa decisão é através de pesquisas, portanto é essencial a ajuda e o suporte de um escritório de engenharia civil para te auxiliar na avaliação de imóvel.

 

E caso precise não deixe de entrar em contato com a Aleixo Engenharia através do site oficial ou pelos telefones: 67 3321-2514 | 3383-4494.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>