Avaliação de imóvel como garantia bancária

Já falamos muito por aqui sobre avaliação de imóvel na questão de compra e venda, porém, o imóvel pode ser avaliado também como garantia bancária para um empréstimo, por exemplo.

Nesse caso, o laudo pericial da avaliação de imóvel não é apenas fruto de uma análise comparativa com outros imóveis semelhantes que estão na mesma região, como costuma ser feito em caso de compra ou venda de imóvel.

Recomendações para avaliação de imóvel como garantia bancária

O documento técnico da vistoria precisa ter uma série de informações em relação ao padrão do imóvel, bens e direitos sobre ele, infraestrutura do local, e outros elementos importantes que determinam o valor de mercado do imóvel, e que servirá como base para o banco definir o valor do empréstimo e as condições contratuais.

Condições limitantes da garantia bancária

Como toda avaliação de imóvel, a avaliação para garantia de imóvel precisa estar de acordo com as normas da ABNT, ou seja, o avaliador precisa analisar toda a documentação do imóvel e averiguar se ela vai ser suficiente para o desenvolvimento da avaliação.

A principal questão a ser analisada nas documentações do imóvel é em relação ao registro da área construída. Por exemplo, se o imóvel teve alguma área nova que foi construída, o avaliador precisa saber se a instituição bancária aceitará a inclusão dessa nova área no valor do imóvel.

No caso de imóveis rurais, o avaliador deve se atentar em relação à liquidez das benfeitorias, principalmente as que são classificadas como não produtivas, tais como casas, pista de pouso, etc.

Passivos ambientais

Se o imóvel a ser avaliado é uma empresa, o seu passivo ambiental precisa ser analisado.

Passivo ambiental é o conjunto de todas as obrigações que as empresas têm com a natureza e com a sociedade, destinado exclusivamente a promover investimentos em benefícios ao meio ambiente.

Todo avaliação tem como pressuposto que o imóvel não tenha passivos ambientais. Geralmente mensurar os passivos ambientais costuma ser extremamente demorado e oneroso, pois a avaliação precisa seguir um roteiro elaborado pela instituição financeira em conjunto com o IBAPE onde averigua potenciais riscos ambientais, denominado de LIC – Levantamento de Indícios de Contaminação para imóveis urbanos.

Qual a validade dos laudos de avaliação?

Cabe à instituição financeira definir a validade do laudo de avaliação do imóvel, permitindo dessa forma adequar prazos para a viabilidade da negociação.

A Aleixo é um escritório de engenharia civil em Campo Grande MS especialista em avaliação de imóvel para garantias bancárias. Para saber mais acesse o nosso site ou ligue para nós: 67 3321-2514.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp