Avaliação de imóvel para garantia bancária

A avaliação de imóvel para garantia bancária é sempre requerida em caso de uma solicitação de empréstimo. Nesse caso, o laudo pericial vai além da análise comparativa com outros imóveis semelhantes localizados na mesma região, como costuma ser feito em caso de compra ou venda de imóvel.

Quais as recomendações de avaliação de imóvel para garantia bancária

A vistoria técnica precisa ter uma série de informações sobre o padrão do imóvel, bens e direitos sobre ele, infraestrutura do imóvel e outros itens importantes que determinam o valor de mercado do imóvel, e servirão como base para o banco definir o valor do empréstimo e as condições do contrato.

Condições limitantes da garantia bancária

Como qualquer outra avaliação, a avaliação de imóvel para garantia bancária precisa estar de acordo com as normas da ABNT, ou seja, o escritório de engenharia civil precisa analisar toda a documentação do imóvel e averiguar se vai ser o suficiente para o desenvolvimento da avaliação.

O registro da área construída é a principal questão que precisa ser analisada nas documentações do imóvel. Principalmente, caso tenha alguma área nova que foi construída e não consta da planta original. Nesse caso o avaliador precisa saber se o banco aceitará a inclusão da nova área no valor do imóvel.

No caso de imóveis rurais, o avaliador deve se atentar em relação à liquidez das benfeitorias, principalmente as que são classificadas como não produtivas, tais como casas, pista de pouso, etc.

Quando os passivos ambientais são analisados?

Os passivos ambientais são analisados caso o imóvel seja uma empresa.

Passivo ambiental é o conjunto de todas as obrigações que as empresas têm com a natureza e com a sociedade, com o objetivo de promover investimentos em benefícios ao meio ambiente.
Toda avaliação executada tem como suposição que o imóvel não tenha passivos ambientais. Geralmente essa parte de mensuração de passivos costuma ser extremamente demorado e oneroso, pois a avaliação precisa seguir um roteiro elaborado pela instituição financeira em conjunto com o IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia), onde é averiguado possíveis riscos ambientais.

Qual a validade dos laudos de avaliação?

A validade do laudo da avaliação de imóvel para garantia bancária é definida pelo banco que se baseia nos prazos para a viabilidade da negociação.

A Aleixo é um escritório de engenharia civil em Campo Grande MS especialista em avaliação de imóvel para garantias bancárias. Para saber mais acesse o nosso site ou ligue para nós: 67 3321-2514.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp