Avaliação de imóvel rural: Principais dicas

Quem administra uma propriedade rural, sabe da importância da avaliação de imóvel rural bem detalhado, para isso é necessário que o escritório de engenharia civil siga algumas normas.

E será sobre essas dicas que iremos falar neste artigo. Confira!

O que é o serviço de Avaliação de Imóveis rural?

A avaliação de imóveis rural tem por objetivo estimar o valor de uma propriedade rural. Esta avaliação é feita através de procedimentos técnicos e normativos (Norma Técnica Brasileira NBR 14.653-3), para determinar o valor do imóvel.

Qual o responsável por avaliar um imóvel rural?

Toda a avaliação de imóvel rural é coordenado por um engenheiro agrônomo. Esse tipo de avaliação geralmente é contratada para desapropriação, aquisição, arrendamento, alienação, permuta, fins contábeis, seguro do imóvel, arrematação e entre outros.

Quais os procedimentos de uma avaliação de imóvel rural?

Primeiramente deve-se considerar para a avaliação de imóvel rural em Campo Grande MS o valor das propriedades negociadas recentemente na região, índice pluviométrico, topografia, solo e logística. Nota-se que esses são itens que não são levados em consideração durante a avaliação de imóvel urbano.
Importante ressaltar que o valor do imóvel rural está diretamente relacionado a sua capacidade de produção, seja na criação de rebanhos, produção de diferentes culturas e também reflorestamento.
Se o proprietário estiver interessado em investir em outro segmento, é possível ver o que pode ser cultivado e o que traria mais benefícios na avaliação de imóvel rural em Campo Grande MS.

Outros itens importantes para avaliação de imóvel rural em Campo Grande MS

Dentro da análise de produtividade da terra outros itens são avaliados, como por exemplo, a posição do terreno, hidrografia do local, possíveis áreas que poderão ser utilizadas para pastagens e a erosão devido ao mau uso da terra.

A localização da propriedade é outro item importante para avaliação de imóvel rural. Ressaltando que um imóvel rural próximo à rodovia possui não vai necessariamente possuir um valor maior.

E não podemos esquecer de outras instalações que podem agregar valor para o imóvel rural, como por exemplo: curral, silo, local para armazenar máquinas agrícolas, estábulos, entre outros.

Caso esteja precisando contratar uma avaliação de imóvel rural confira o nosso site ou entre em contato pelos telefones: 67 3321-2514 | 3383-4494.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp