Avaliação de imóvel usado – Dicas de como avaliar

Muitas vezes optar pela compra de um imóvel é a solução mais rápida e fácil para conquistar o sonho da casa própria. Porém, construções mais antigas podem apresentar problemas estruturais e má conservação. Por isso, é importante saber como efetuar uma avaliação de imóvel usado corretamente para que esses problemas não virem uma dor de cabeça no futuro.

Se por um lado imóveis usados possuem as vantagens de estarem prontos e serem vendidos por valores mais baixos, porém existe o risco de ser necessário ser feito alguns reparos e reformas por conta do mau uso e falta de manutenção, podendo no final acarretar em custos adicionais que provavelmente não estava no seu orçamento.

Sendo assim, é necessário que o imóvel passe por uma avaliação criteriosa antes que o negócio seja fechado. E como saber se o imóvel está em boas condições? Só acompanhar as dicas abaixo.

Avaliar um imóvel usado a partir de sua estrutura

É extremamente importante avaliar um imóvel usado começando pela sua estrutura, pois problemas nelas geram grandes transtornos, podendo inviabilizar que a sua habitação e provavelmente vai ser necessário um alto investimento em reforma.

Verifique sinais aparente de falhas na estrutura, como rachaduras ou colunas quebradas, ferragem aparente ou ferrugem. Não se preocupe com as rachaduras superficiais, atente-se para as mais profundas que geralmente crescem em um ângulo de 45º.

Veja se nas colunas e vigas de sustentação não há quebras no concreto, deixando a ferragem aparente. Infiltrações comprometem a segurança da estrutura do imóvel. Portanto, caso veja alguma dessas irregularidades, prefira chamar um escritório de engenharia para verificar a gravidade do caso.

Instalações elétricas

Imóveis usados, especialmente os mais antigos, podem precisar de reparos ou refazer a parte elétrica. Verifique o estado da fiação e dos bocais das lâmpadas, se achar necessário, peça ajuda a um especialista.

Se a fiação do imóvel apresentar ressecamento, oxidação ou algum outro sinal de má conservação, será preciso trocar tudo. Lembrando que isso é uma questão de segurança e eficiência energética.

Outro ponto importante de avaliação do imóvel usado é o quadro de luz. Os disjuntores devem ser separados por área do imóvel, seguindo o modelo de padrão atual.

Hidráulica

A princípio verifique as condições das torneiras, registros e vasos sanitários. Veja se não há corrosão ou rachaduras e gotejamento.

Depois feche os registros e vejam se estão funcionando. Preste atenção na coloração da água que sai de cada torneira. Coloração escura ou detritos na água podem ser sinais de encanamento corroído ou caixa d’água suja.

Não esqueça de verificar a vazão nos vasos sanitários e se as descargas funcionam sem ruídos e vazamento.

Pisos

Se você está avaliando um imóvel que tenha pisos de madeira, procure por desníveis ou tábuas levantadas pois podem indicar umidade no solo. Manchas ou desgastes nas bordas são um indicativo que o piso está no final de sua vida útil, precisando ser feita a sua troca. Para os pisos de taco, o verniz deve estar recente e o rejunte (calefação) precisa estar preenchida.

Já os pisos laminados e vinílicos verifique o estado de conservação e se não há desníveis, rachaduras ou partes soltas. O mesmo se repete para os pisos de porcelanato ou cerâmica, porém é importante verificar se não há barulhos ao andar.

Teto e telhado

Durante a avaliação de imóvel usado, observe se não há manchas ou sinais de mofo. Nos de plástico PVC, confira como está o estado de conservação. Se estiverem ressecados ou quebradiços, precisarão ser trocados. E se o teto for direto na laje, veja se não há rachaduras.

Verifique se o imóvel não possui telhas quebradas, você pode verificar por fora com uma escada, ou por dentro, pelo acesso da laje, se houver.

Janelas e portas

Portas e janelas devem abrir e fechar facilmente. Se a janela for de “correr”, veja se os trilhos não fazem muito barulho, se não há ferrugem aparente, tanto na janela e nos trilhos, assim como nas dobradiças das portas e nas persianas.

Já as portas, veja se o acabamento não está descascando, se há ferragem caindo ou se não estão raspando no piso ou no batente ao abrir ou fechar.

Além dos itens citados acima, também é importante verificar se a documentação do imóvel está em dia. Principalmente se o IPTU está em dia e peça também uma Certidão Negativa de Débitos de Tributos Imobiliários.

Sabemos que ter uma casa para chamar de sua é o sonho de muitos. Porém, para que este sonho não se torne pesadelo é necessário uma avaliação de imóvel bem feita. E caso precise de alguma consultoria ou auxílio, entre em contato a Aleixo Engenharia através do site oficial ou pelo telefone: 67 3321-2514 | 3383-4494

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp