Consultoria de engenharia civil: 5 dicas para reduzir custos da obra

Sabemos que os custos de uma construção civil costumam ser altas tornando o trabalho da consultoria de engenharia ainda mais importante. Sem falar que fazer o planejamento da construção focando em evitar o desperdício e reduzindo os custos da obra, acaba impactando diretamente no prazo da entrega da obra.

A seguir, vamos listar 5 dicas indicadas pela nossa equipe de consultoria de engenharia para reduzir os custos da obra.

Utilize softwares para elaboração dos projetos

Também conhecidos como software BIM (Building Information Modeling) é um software para modelagem de edifícios, possibilitando a consultoria de engenharia civil simular a construção em todas as etapas. Dessa forma é possível aumentar a qualidade dos projetos, reduzindo prazos e principalmente aumentando os lucros.

Utilize recursos para dispositivos móveis para consultoria de engenharia

Os aplicativos de gestão de obras estão em alta. Para quem executa uma consultoria de engenharia civil ela é imprescindível pois é possível conectar o canteiro de obra ao sistema de gestão. A vantagem é que mesmo offline é possível coletar dados para posteriormente ser atualizado no sistema da gestão.

Controle de resíduos e entulhos

Outro ponto ressaltado pela consultoria de engenharia civil é a implementação de um sistema que possa controlar a quantidade de materiais que são despejados. A consultoria de engenharia civil afirma que é possível economizar até 30%.

Com esse sistema é possível também fazer o controle dos gastos dos materiais de construção, que é um dos fatores influi diretamente nos encarecimento da obra. E além de evitar qualquer tipo de desperdício, o sistema também eleva o nível de sustentabilidade da construção.

Adote tecnologias verde na construção da sua obra

Tente utilizar ao máximo tecnologias que visam economizar água e energia. Essa estratégia, bastante indicada pela consultoria de engenharia civil, traz benefícios tanto para a construtoras como também para os futuros inquilinos do imóvel.

A economia gerada é de 10% a 15% no valor total da obra.

Não esqueça de oferecer suporte após a conclusão da obra

Caso você tenha feito todo o planejamento da obra dentro de um sistema, a parte de prestar suporte fica mais fácil, pois você terá nas suas mãos todo o controle do que foi gasto e utilizado.

Dessa forma, caso seja necessária prestar alguma assistência depois que a obra foi concluída, será mais fácil identificar o problema e fazer o orçamento do reparo.

A Aleixo é um escritório de engenharia civil em Campo Grande MS que oferece consultoria de orçamento de obra civil e avaliação de imóvel. Para saber mais acesse o nosso site ou ligue para nós: 67 3321-2514.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp