Drone na construção civil

A tecnologia dos drones é uma ferramenta poderosa que ajuda a melhorar a qualidade do produto de um escritório de engenharia. A princípio a utilização do drone da construção civil envolve um estudo primário do desenvolvimento de um projeto, realizando levantamentos de dados, cadastros de áreas, estudos de aspectos técnicos como insolação do local em cada horário do dia, dentre outros.

E tudo isso com um custo muito mais acessível se comparado com outras opções mais tradicionais. (já comentamos sobre esse assunto mais detalhadamente neste artigo, dá uma olhada!)

Portanto, é possível ter uma análise mais detalhada para acompanhar a evolução da construção civil, além de ter informações cartográficas do terreno, otimizando os custos com materiais a serem utilizados na obra.

Estudando a evolução do processo da construção civil

Durante o processo de uma construção civil, os drones permitem estudar com detalhes a evolução da obra. É possível capturar imagens de diversos ângulos que até então era impossível de ter acesso.

Dessa forma o escritório de engenharia civil pode coletar dados altamente estratégicos que melhoram a capacidade do projeto e do planejamento, tendo a oportunidade de evitar erros que podem comprometer a obra ou ter a necessidade de reparos futuros, aumentando ainda mais o custo final.

Vale lembrar que a utilização do drone não precisa ser utilizado necessariamente na construção de grandes edifícios, mas também na construção de residências de pequeno e médio tamanho.

Possíveis aplicações do drone na construção civil:

– Monitoramento da saúde estrutural
– Levantamento de precisão.
– Cartografia, ortofotografia, topografia, mapeamento cadastral, avaliação de impacto ambiental e desenvolvimento da terra.
– Monitoramento de infra-estrutura.
– Levantamento de objetos e monitoramento de construções, edifícios, estruturas e fachadas.
– Levantamento de pontes, túneis, viadutos, metrôs.
– Nuvens de Ponto, dados topográficos, MDS, MDT, 3D, análise volumétrica.
– Construção e monitoramento do progresso da construção.
– Sensoriamento remoto e levantamento para georreferenciamento arqueológico, reconstrução e monitoramento de escavações.
– Inspeção de precisão baseada em drone e levantamento de monumentos patrimoniais
A Aleixo é um escritório de engenharia civil em Campo Grande MS que oferece captação de imagens e vídeo por drone para construção civil. Para saber mais acesse o nosso site ou ligue para nós: 67 3321-2514.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp