Inspeção Predial: Acessibilidade

Na área de inspeção predial, a parte de acessibilidade ganhou muito destaque nos últimos anos, principalmente quando se fala em perícia de engenharia, sendo um fator imprescindível principalmente em prédios comerciais. Neste artigo vamos falar dos principais fatores a serem considerados em uma inspeção predial.

Conceito

Segundo a ABNT – Acessibilidade são possibilidades e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, entre outros.

Em 2010, o Censo Demográfico definiu os tipos de mobilidades reduzidas permanentes após pesquisar na população a presença de pessoas com deficiência mental; deficiência física como: tetraplegia, hemiplegia, falta de membro ou parte dele, além das deficiências visual, motora e auditiva, de acordo com o grau de incapacidade produzida ou limitação fundamental.

Pessoa com mobilidade reduzida

Pessoa com mobilidade reduzida é aquela que temporária ou permanentemente tem sua capacidade de locomoção ou de manuseio limitada. São consideradas pessoas com mobilidade reduzida a pessoa com deficiência; idosa; obesa; gestante; pessoas com criança de colo, entre outros.

Inspeção predial e o desenho universal

O conceito de desenho universal é a equiparação do uso do espaço, para que qualquer pessoa, seja ela com mobilidade normal ou reduzida, possa utilizar normalmente. Os princípios básico do desenho universal são:

Uso Equitativo – propiciar que todos possam utilizar o local, eliminando qualquer tipo de segregação e estigmatização, além de promover o uso com privacidade e conforto, sem deixar de ser um ambiente atraente ao usuário.

Uso Flexível – o local deve oferecer diferentes maneiras de uso para destros e canhotos, e também facilitando a precisão e destreza do usuário, possibilitando o uso de pessoas com diferentes tempos de reação a estímulos.

Uso Simples e Intuitivo – uso de fácil compreensão, dispensando, qualquer tipo de experiência, conhecimento ou treinamento prévio.

Informação de Fácil Percepção – as informações devem se apresentar em diferentes modos (visual, verbal e táteis), a informação deve ser de fácil interpretação e legível para qualquer pessoa com diferentes habilidades (cegos, surdos, analfabetos, entre outros).

Tolerância ao Erro – minimizar os riscos e consequências adversas de ações acidentais ou não intencionais, na utilização do ambiente. Para tal, devem-se agrupar os elementos que apresentam risco, isolando-os ou eliminando-os, empregando aviso de risco ou erro, e também fornecer opções de minimizar as falhas e evitar ações inconscientes em tarefas que requeiram vigilância.

Baixo Esforço Físico – para alcançar esse princípio deve-se possibilitar que os usuários façam o mínimo de ações repetidas e baixa sustentação do esforço físico.

Dimensão e Espaço para Aproximação e Uso – implantar sinalização e elementos importantes e tornar confortavelmente alcançáveis todos os componentes para usuários sentados ou em pé, acomodar variações de mãos e empunhadura e, por último, implantar espaços adequados para uso de tecnologias assistivas ou assistentes pessoais.

Definições segundo a ABNT

É considerável acessível todo espaço, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação inclusive seus sistemas e tecnologias ou elemento, que possam ser alcançados, acionados, utilizados e vivenciados por qualquer pessoa.

Pode ser considerado adaptado espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características originais foram alteradas posteriormente para serem acessíveis.

E adaptável é todo espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características possam ser alteradas para que se torne acessível.

A Aleixo é um escritório de engenharia civil em Campo Grande MS especialista em inspeção predial. Para saber mais acesse o nosso site ou ligue para nós: 67 3321-2514.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp