Quais são os indicadores de avaliação de imóvel urbano em um bairro?

Muitos escritórios de engenharia civil em campo grande apontam a localização como o fator mais importante na avaliação de imóvel urbano. Sim, este é um item fundamental, porém, é preciso entender quais são os componentes que fazem do bairro ser uma boa localização.

E esses fatores vão muito além do fato de o bairro ser “perto do centro” e podem ser o fator principal para decidir se vale a pena ou investir na compra ou no aluguel de um imóvel. Quer descobrir quais são eles? Então confira o conteúdo a seguir!

#1 – Avaliação de imóvel urbana: Infraestrutura urbana

A infraestrutura urbana é um fator essencial para saber se o vai valorizar, principalmente no período de curto a médio prazo. Então verifique na avaliação de imóvel urbano, se a região possui serviços básicos como água, luz e saneamento básico. Hoje em dia, saber se a região possui cabeamento para internet também é fundamental.

Verifique também se a região não sofre com inundações. Locais que sofre com problemas de esgoto ou próximo a redes fluviais costumam ter esse tipo de problema.

#2 – Avaliação de imóvel urbana:

Acessibilidade

Acesso a transporte público aos moradores também é um forte indicador de valorização na avaliação de imóvel urbano. Se no bairro possui um número adequado de pontos de ônibus ou se possui estação de metrô ou trem.

Vias largas e asfaltadas também influencia no valor do imóvel, pois é um indicativo de que o bairro é de fácil acesso.

#3 – Avaliação de imóvel urbana:

Facilidades

A avaliação de imóvel urbano considera facilidades como por exemplo: farmácias, supermercados, escolas, hospitais, academias de ginástica, restaurantes, hortifrutis e centros comerciais. Centros comerciais como shopping centers também influenciam positivamente (e muito!) o valor do imóvel.

Regiões próximas a instituições de ensino como universidades e faculdades também são ótimas para investimentos, pois são bastante visadas por alunos, professores e funcionários dessas instituições.

#4 – Avaliação de imóvel urbana:

Potencial da região

Quem quer lucrar com venda ou locação é primordial considerar na avaliação de imóvel urbano o potencial do bairro. Veja se existem projetos de investimentos na região ou alguma grande obra pública, como por exemplo, ampliação ou pavimentação das vias, estações de metrô ou trem ou outras melhorias.

O capital privado também não deve ser menosprezado. A construção de condomínios residenciais de alto padrão ou centros comerciais como galerias e shopping centers são um excelente prognóstico para qualquer lugar.

#5 – Avaliação de imóvel urbana:

Beleza do bairro

E por último, a beleza do bairro também é um forte indicador de avaliação de imóvel urbano e ajuda atrair interessados. A beleza do bairro é válido tanto por conta de obras de arquitetura quanto por pontos turísticos naturais.

Regiões que possui construções harmoniosas, pontos históricos ou grandes empreendimentos, arenas esportivas também desperta interesse. Praias, praças e parques além de garantir de atrair compradores, também é um fator de qualidade de vida.

A Aleixo é um escritório de engenharia civil em Campo Grande MS que oferece consultoria de orçamento de obra civil e avaliação de imóvel. Para saber mais acesse o nosso site ou ligue para nós: 67 3321-2514.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp