Avaliação de imóveis: 4 erros que todos cometem

Já falamos anteriormente sobre a importância de se fazer uma avaliação de imóvel, mas mesmo assim, a maneira correta de realizar essa análise não é comum.

Inevitavelmente a falta de informação acaba levando a vários equívocos. Pensando nisso, selecionamos neste artigo 4 principais mais comuns na hora de fazer a avaliação do imóvel pretendido.

#1 Erro de avaliação de imóvel: Desconsiderar o impacto do sol

Esse é um dos principais erros da avaliação de imóvel na hora de considerar comprar ou alugar. Não se deve pensar no sol apenas como um fator de iluminação, mas também como um fator de temperatura.

Ou seja, se você mora em regiões muito quente, geralmente em regiões litorâneas ou no nordeste do Brasil, o correto é verificar se o imóvel não irá receber sol diretamente, principalmente durante o período da tarde que geralmente é o período mais quente do dia.

Em regiões mais frias, o imóvel tem que receber bastante luz solar para manter um clima agradável e economizar com aquecedor.

Por isso identifique os horários críticos (seja calor ou frio) e veja se o imóvel sofre com problema de temperatura.

#2 Erro de avaliação de imóvel: Desconhecer o significado de “vícios ocultos”

Vício oculto na avaliação de imóveis são aqueles problemas que uma casa ou apartamento apresentam, que só serão notadas sob determinadas condições. Melhor exemplo disso são as infiltrações que só aparecem quando chove.

E esse é um erro que pode custar caro para quem comprar o imóvel, prejudicando a qualidade de vida e podendo muitas vezes resultar em uma reforma geral de um cômodo.

#3 Erro de avaliação de imóvel: Ignorar o ambiente ao redor do imóvel

Uma avaliação de imóvel não se resume apenas em avaliar as condições do imóvel. Porém o ambiente ao redor da propriedade também precisa precisa ser considerado e impacta diretamente no valor do imóvel.

É necessário considerar desde a rua que o imóvel está como também o bairro. E os fatores vão desde, localização, asfalto, se no bairro tem escola, mercado, hospital e também se é um bairro seguro e tranquilo.

#4 Erro de avaliação de imóvel: Não contratar um profissional especializado

Como já diz o ditado: “o barato sai caro”, e uma avaliação de imóvel que não foi feita por um profissional especializado, pode influenciar na escolha de um imóvel que futuramente trará muita dor de cabeça e transtorno para o inquilino.

Portanto não hesite em contar com a ajuda de um engenheiro civil ou corretor de imóvel para realizar a avaliação.

A Aleixo é um escritório de engenharia civil em Campo Grande MS que oferece consultoria de orçamento de obra civil e avaliação de imóvel. Para saber mais acesse o nosso site ou ligue para nós: 67 3321-2514.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp