Avaliação de imóvel usado – 4 dicas imprescindíveis

Comprar um imóvel usado pode ser uma solução rápida para quem quer realizar o sonho da casa própria. Porém, construções mais antigas podem esconder alguns problemas que em um futuro próximo podem dar muita dor de cabeça, por isso que recomenda-se fazer a avaliação de imóvel usado, pois prevenir é melhor do que remediar.

Alguns tópicos costumam ser observados com cautela quando se faz avaliação de imóvel usado, além de questões como localização, quantidade de cômodos, etc. Outro ponto que precisa ser minuciosamente avaliado é a condição da conservação do imóvel.

 Avaliação de imóvel usado: Estrutura

Analisar a estrutura é uma parte importantíssima da avaliação de imóvel usado, pois qualquer problema ocasionado na estrutura pode gerar muitos transtornos no futuro, podendo até mesmo ser inviável a habitação no local.

Sem falar que problemas de estruturas costumam ser a parte mais cara caso necessite uma reforma.

Para uma avaliação de imóvel usado  bem executada, recomendamos averiguar se as paredes estão com rachaduras profundas, colunas quebradas, ferragem aparente ou com ferrugem.

Avaliação de imóvel usado: Instalações elétricas

Outro ponto importante da avaliação de imóvel usado é a instalação elétrica da casa. Geralmente escritórios de engenharia possuem especialistas que podem avaliar com precisão o estado da fiação e do das instalações da iluminação.

Avaliação de imóvel usado: Hidráulica

Na parte hidráulica da residência, a avaliação, precisa-se averiguar as condições que estão as torneiras, registros e louças sanitárias. Procure por corrosão ou rachaduras e veja se não está vazando água.

Após isso, veja também a coloração da água e se está saindo algum tipo de detrito. Esses podem ser sintomas de encanamento corroído ou caixa  d’água suja.

Avaliação de imóvel usado: Pisos

Geralmente são utilizados dois tipos de piso, de madeira ou laminado. Para os pisos de madeira a avaliação de imóvel usado que se faz é para verificar se possui umidade do solo. Nesse caso, procure por desníveis ou tábuas levantadas. Outra coisa, veja se tem manchas ou desgaste nas bordas, esses são sinais de que o piso precisa ser trocado. Os pisos de tacos, o verniz deve estar recente e o rejunte estar totalmente preenchida.

Nos laminados é um pouco mais simples, a avaliação de imóvel usado basta verificar se o piso está bem conservado e se não há desníveis, rachaduras ou partes soltas. Os pisos de porcelanato ou cerâmica repare se não ao andar ele não faz barulho, se não tem peças quebradas, rachaduras ou riscos.

Avaliar um imóvel usado é essencial para evitar problemas futuros e a Aleixo é um escritório de engenharia civil em Campo Grande MS que oferece consultoria de orçamento de obra civil e avaliação de imóvel novo ou usado. Para saber mais acesse o nosso site ou ligue para nós: 67 3321-2514.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp