Como é feito o laudo de avaliação de imóvel?

O processo de elaboração de um laudo de avaliação de imóveis pode abranger diversas metodologias além da comparativa de preços. Dependendo da metodologia que será adotada e da escolha do avaliador pode se iniciar pelo levantamento de dados, pela vistoria do imóvel, reconhecimento da localidade, na verdade a ordem dos fatores não altera o laudo final.

O importante é ter um laudo eficiente, com justificativas claras e robustas, descrição completa de dados de forma legítima sem abreviaturas, descrição do imóvel sendo o ponto principal do parecer técnico, matrícula do imóvel, escritura da propriedade, iptu ou certidão de dados cadastrais da propriedade, localização, dimensões que a propriedade está inscrita perante órgãos públicos, entre outros.

Após a caracterização inicial do laudo de avaliação do imóvel, deve-se prestar atenção para elementos confrontantes como características da propriedade, qual seu estado de conservação, se tem conflito com algum bem público, se existe algum elemento natural que influencie o valor, se possui benfeitorias etc…

A pesquisa de preços e valores é um dos principais pontos do laudo de avaliação de imóvel. É preciso observar muito bem as condições e preços. O levantamento dessas informações deve ser realizado de forma minuciosa em Banco de Dados de confiança e levar em consideração principalmente duas variáveis: Os preços que os imóveis estão sendo oferecidos e a segunda que é o preço que os imóveis estão sendo comercializados de fato.

Geralmente se utiliza de 5 a 15 imóveis para comparação de valores. Mas lugares ermos podem não ter esse montante disponível ou uma série de outros fatores que exigirão metodologias diferentes do perito avaliador.

O avaliador deve ter muita cautela para avaliar o imóvel pois, segundo artigo 726 do código civil, pode sofrer ação indenizatória caso deprecie o valor do imóvel e avalie muito abaixo do valor de mercado.

Laudo de Avaliação de Imóvel Aleixo Engenharia

A Aleixo Engenharia, possui know-how na elaboração de Laudos de Avaliação de imóvel seguindo os mais altos níveis de exigência. Atua constantemente como Perito Avaliador em inúmeros processos judiciais e garantias bancárias para empréstimos. Antes de realizar o seu laudo de avaliação de imóvel tenha uma opinião segura sobre suas necessidades reais.

Acesse o nosso site e agende uma reunião com a gente!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp