Como funciona a avaliação de imóveis urbano

Eventualmente você vai precisar estimar o valor do seu imóvel, seja para uma futura venda ou algum processo judicial, mas como é feita e quais são métodos utilizados para a avaliação de imóveis? É o que vamos descobrir no post de hoje.

O que é o serviço de Avaliação de Imóveis?

avaliação de imóveis tem por objetivo estimar o valor de uma propriedade. Esta avaliação é feita dentro de procedimentos técnicos e normativos, para a determinar o valor do imóvel. Vale ressaltar que existem as avaliações de imóveis urbanos e rurais, mas nesse texto vamos focar mais na avaliação de imóvel urbano.

Se estiver interessado em saber mais sobre a avaliação de imóvel rural, você mais clicando aqui.

Por que contratar uma empresa de avaliação de imóveis?

Para se ter uma avaliação correta e precisa do que realmente vale o seu bem. Dependendo da situação, a avaliação de imóvel é necessária (compra ou venda de um imóvel, aluguel, inventário, etc.).

Vale ressaltar que em alguns desses casos a avaliação é prevista em lei. 

Qual profissional apto para avaliar um imóvel urbano?

Todo o processo de vistorias, perícias, avaliações e arbitramentos relativos a bens móveis e imóveis, é atribuído para engenheiros e arquitetos especialistas na área de engenharia econômica e avaliação.

Só imóveis prontos podem ser avaliados?

Não, terrenos tanto para habitação ou comércio podem passar por um processo de avaliação de imóvel urbano, assim como glebas urbanizáveis, casas, apartamentos, salas comerciais ou prédios industriais.

Quais as formas de se avaliar um bem?

A técnica mais usual e bastante utilizada na avaliação de imóveis urbano é o Método Comparativo de Dados de Mercado. Onde se avalia o valor de um imóvel com base em pesquisa de imóveis semelhantes realizada na região onde se encontra inserida a propriedade.

Porém, esse método de avaliação de imóvel depende da existência de transações do mesmo tipo de imóvel e região e também na mesma época. Caso tenha essa possibilidade existem outros métodos tais como:

– Método comparativo de dados de mercado
– Método comparativo direto de custo
– Método involutivo
– Método evolutivo
– Método de capitalização de renda
– Método de quantificação do custo

Esperamos que após essa leitura você tenha compreendido um pouco mais sobre como é feita uma avaliação de imóvel urbano e qual a sua importância e para conhecer um pouco mais sobre esse e outros serviços da Aleixo Engenharia acesse a nossa página de serviços.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp