Escritório de engenharia civil: como evitar falhas na construção

Todo projeto de construção civil passa pela mão de vários profissionais, desde arquitetos, passando por escritório de engenharia civil e instaladores, o que acaba aumentando as chances de ter falhas durante a concepção da obra.

Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo para citar as principais falhas e como evitá-las durante o processo da construção.

Projetos podem apresentar falhas já no início

Problemas e falhas já podem acontecer ainda no projeto, por isso que nesta etapa os profissionais envolvidos precisam estar em total sincronia para garantir a boa execução da obra.

O escritório de engenharia civil precisa estar em plena comunicação com todos os setores, pois a concepção do projeto tem que estar compatível com a execução da obra, como também com a instalação de todo sistema predial.

Caso contrário, as chances de ter realizar reparos e reformas após a conclusão da propriedade serão grandes, gerando um gasto que não vai estar no orçamento inicial.

Como o escritório de engenharia civil pode evitar falhas de execução na obra

Existem 3 tipos de falhas que comumente podem prejudicar o andamento da obra. A primeira é a falha do produto, que pode ocorrer quando não observados os parâmetros de qualidade da matéria-prima ou da mão de obra.

Geralmente esse problema só fica evidente quando o inquilino já está usufruindo da estrutura do prédio, o que acaba gerando bastante insatisfação.

A segunda falha é em relação ao processo. Geralmente ela pode passar despercebida no primeiro momento. Mas ela pode comprometer a eficácia e a produtividade no escritório de engenharia.

E por último tem a falha administrativa, ou seja, compra de materiais incorretos ou de procedência duvidosa, falta de organização na retirada de materiais. E na área de construção civil, erros administrativos costumam passar despercebido no início, até o ponto que efeitos sejam extensos e seja tarde demais para buscar uma solução.

Por isso é importante estar sempre atento aos processos administrativos do escritório de engenharia, observando de perto cada processo da fase de execução da obra e antecipando-se a potenciais falhas.

A Aleixo é um escritório de engenharia civil em Campo Grande MS referência em análise e medições de obra de engenharia civil. Para saber mais acesse o nosso site ou ligue para nós: 67 3321-2514

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp