Escritório de engenharia civil ou de arquitetura? Qual a diferença?

Toda vez que um projeto de construção inicia uma dúvida que geralmente surge para quem não conhece muito sobre esse assunto é qual a diferença entre arquiteto e engenheiro civil e qual parte é responsável pelo arquiteto e qual parte é de responsabilidade do escritório de engenharia civil.

As diferenças entre um escritório de engenharia civil e um escritório de arquitetura

Apesar do trabalho de ambos serem essencial para que um projeto seja bem sucedido, o trabalho é totalmente diferente. Cabe ao arquiteto desenhar o projeto dentro do espaço que será utilizado, cuidando do paisagismo, urbanismo e toda a parte de design.

Todo projeto de arquitetura deve ser feito por um profissional que possui o diploma de ensino superior do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Cabe ao escritório de engenharia civil toda a parte de cálculo e execução do projeto. Ou seja, o engenheiro civil precisa estudar as características do material que será utilizado, incidência do vento, do solo. Com esses dados em mãos ele desenvolverá toda a execução do projeto.

Para exercer a função de engenheiro civil, o profissional precisa ser formado no curso superior de Engenharia civil.

Vale lembrar que os projeto de arquitetura de um edifício precisa ser supervisionado pelo arquiteto assim como os projetos de engenharia precisa ser supervisionado e fiscalizado por um escritório de engenharia civil.

Ou seja, enquanto o arquiteto projeta como será a construção, o escritório de engenharia civil cuidará da viabilidade e execução da obra.

Um escritório de engenharia civil pode exercer a função de um arquiteto e vice-versa?

A diferença de ambas as funções já começam na faculdade, enquanto o arquiteto estuda forma de fazer uma estrutura, o engenheiro civil estuda qual a melhor forma de se construir uma estrutura.

Portanto, aconselhamos (principalmente se for um projeto grande) que designe cada profissional fazer o que ele sabe fazer de melhor, arquitetos projetam e escritório de engenharia civil executam.

E na Aleixo é um escritório de engenharia civil em Campo Grande MS referência em análise e medições de obra de engenharia civil. Para saber mais acesse o nosso site ou ligue para nós: 67 3321-2514

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp