Orçamento para obra civil: Como evitar imprevistos

O orçamento para obra civil é uma das partes mais importantes de um projeto. Esse documento é que vai nortear as avaliações iniciais da obra assim como as tomadas de decisão sobre o que será feito.

Apesar de saber da importância do orçamento para obra civil, existem casos onde profissionais cometem erros básicos durante a análise do orçamento, o que pode acarretar em problemas diretos no cronograma da construção e consequentemente prejudicando a qualidade da obra.

Para evitar que esses erros possam acontecer na sua obra, separamos algumas dicas para otimizar o orçamento para obra civil.

Conheça o local para otimizar o orçamento para obra civil

Deixar de visitar o local da obra é um erro que alguns escritórios de engenharia civil cometem. Mesmo tendo em mãos o projeto do arquiteto e quais serão os materiais que serão utilizados, fazer uma visita de campo continua sendo importante para se ter uma noção melhor do relevo, tipo de solo do local e se existe a possibilidade de áreas alagadiças, por exemplo.

Além disso quando se vai até o local é possível ter uma noção do trajeto e da vizinha ao redor do local, podendo avaliar se a região da obra é de fácil ou de difícil acesso, fatores que podem impactar diretamente no orçamento para obra civil.

Fique atento ao uso de tabelas referenciais

Esse item é muito importante para o orçamento para obra civil, principalmente se for uma obra pública. As tabelas referenciais são ótimas para se ter uma base, porém alguns itens da tabela podem estar com o preço diferente ao que se pratica no mercado.
Portanto tenha cuidado ao elaborar um orçamento para obra civil caso for utilizar uma tabela referencial.

Detalhe ao máximo os valores

Para garantir total controle do orçamento para obra civil, deixa o valor bem detalhado tanto dos materiais como também dos serviços que serão executados na obra. Não ignore do cálculo também os custos de depreciação e manutenção das máquinas e equipamentos que serão utilizadas.

E para assegurar maior precisão dos valores, certifique-se que os valores estão sendo revisados constantemente, isso irá aproximar a relação dos valores orçados do que realmente estão sendo executados.

Elaborar um orçamento para obra civil não é tão complicado, mas é necessário se atentar nos detalhes e também no andamento da obra para evitar sustos no final do projeto.

A Aleixo é um escritório de engenharia civil em Campo Grande MS que oferece consultoria de orçamento de obra civil e avaliação de imóvel. Para saber mais acesse o nosso site ou ligue para nós: 67 3321-2514.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp