Orçamento para obra civil: evitando imprevistos

Orçamento para obra civil: evitando imprevistos

O orçamento para obra civil é extremamente importante para o andamento do projeto. Esse documento é que vai nortear as avaliações iniciais da obra assim como as tomadas de decisão sobre o que será feito.

Apesar de saber da importância do orçamento para obra civil, as vezes encontramos casos onde profissionais cometem erros básicos durante a análise do orçamento, acarretando problemas que impactam diretamente no cronograma da construção e consequentemente prejudicando a qualidade da obra.

Para evitar que esses erros possam acontecer na sua obra, separamos algumas dicas para analisar corretamente o orçamento para obra civil.

Conheça o local para otimizar o orçamento para obra civil

Um erro que alguns escritórios de engenharia civil cometem é deixar de visitar o local da obra. Mesmo tendo em mãos o projeto do arquiteto e os materiais que serão utilizados, fazer uma visita de campo continua sendo importante para se ter uma noção melhor do relevo, tipo de solo do local e se existe a possibilidade de áreas alagadiças, por exemplo.

Além disso quando se vai até o local é possível ter uma noção do trajeto e da vizinhança ao redor, podendo avaliar se a região da obra é de fácil acesso, podendo impactar diretamente no orçamento para obra civil.

Fique atento ao uso de tabelas referenciais

Esse item é muito importante para o orçamento para obra civil. As tabelas referenciais são ótimas para se ter uma base para obras públicas, porém alguns itens da tabela podem estar com o preço diferente ao que se pratica no mercado.

Portanto tenha cuidado ao elaborar um orçamento para obra civil caso for utilizar uma tabela referencial.

Detalhe ao máximo os valores

Para garantir total controle do orçamento para obra civil, deixe bem detalhado os custos tanto dos materiais como também dos serviços que serão executados na obra. Liste também o cálculo dos custos de depreciação e manutenção das máquinas e equipamentos.

Uma dica que nós damos é revisar os valores constantemente para assegurar maior precisão dos valores, isso irá aproximar a relação dos valores orçados do que realmente estão sendo executados.

Elaborar um orçamento para obra civil não é tão complicado, mas é necessário estar atento aos detalhes e assim como andamento da obra para evitar sustos no final do projeto.

A Aleixo é um escritório de engenharia civil em Campo Grande MS que oferece consultoria de orçamento de obra civil e avaliação de imóvel. Para saber mais acesse o nosso site ou ligue para nós: 67 3321-2514.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp