Perícia de engenharia e avaliação de imóveis: qual a diferença?

Apesar de ter uma certa semelhança, a perícia de engenharia civil e a avaliação de imóvel tem suas peculiaridades. Para tentar esclarecer de uma vez por todas as suas diferenças, elaboramos este artigo, não deixe de conferir!

A avaliação de imóveis tem por objetivo estimar o valor de uma propriedade. Esta avaliação é feita dentro de procedimentos técnicos e normativos, onde diversos fatores são considerados, seja fatores internos da residência, como também fatores externos, referente a o que o bairro oferece.

Tudo isso influenciará no valor final do imóvel, lembrando que A técnica mais usual e bastante utilizada na avaliação de imóveis urbano é o Método Comparativo de Dados de Mercado. Onde se avalia o valor de um imóvel com base em pesquisa de imóveis semelhantes realizada na região onde se encontra inserida a propriedade.

Como é feito a perícia de engenharia?

Já o processo de elaboração de uma perícia de engenharia pode abranger várias metodologias que podem ir além do objetivo judicial. Dependendo da metodologia que será adotada e da escolha do engenheiro, pode se iniciar pelo levantamento de dados, pela vistoria do imóvel e reconhecimento da localidade do imóvel. Lembrando que a ordem dos fatores não altera o laudo final.

O importante é que a perícia judicial de engenharia seja eficiente, com justificativas claras e robustas, descrição completa de dados de forma legítima sem abreviaturas, descrição do imóvel sendo o ponto principal do parecer técnico, com o objetivo de esclarecer qualquer dúvida do processo judicial.

Após a caracterização inicial do laudo de perícia de imóvel, deve-se prestar atenção para elementos confrontantes, tendo como base o processo judicial, ou seja, deve-se esclarecer os fatos e apurar as causas motivadoras, evitando qualquer interpretação errônea das provas coletadas.

Em suma, enquanto a avaliação de imóvel tem uma finalidade mais comercial, a perícia é voltado para processos judiciais. Esperamos que com essa explicamos você possa entender a diferença entre avaliação de imóvel e perícia de engenharia.

A Aleixo Engenharia, possui know-how na elaboração de Laudos pericial e perícia de engenharia e avaliação de imóvel seguindo os mais altos níveis de exigência. Antes de realizar o seu laudo de avaliação de imóvel tenha uma opinião segura sobre suas necessidades reais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp