Uso do drone no acompanhamento da obra

Até pouco tempo atrás era impossível imaginar ter acesso a um equipamento que voasse sozinho e controlado a distância e ainda por cima captar imagens aéreas com boa resolução. Mas hoje o uso do drone no acompanhamento da obra civil já é uma realidade.

As vantagens são várias que vão além da captação de imagens do imóvel ou da construção, e são sobre elas que vamos falar neste artigo.

Diferença entre drones e outras filmagens aéreas

Antes as imagens aéreas feitas para o acompanhamento da obra era feita por um fotógrafo que ficava no helicóptero ou avião. Obviamente era um serviço muito caro, além da demora que as imagens eram entregues para o cliente.

E se precisasse de fazer um vídeo, além do fotógrafo, seria necessário contratar um cinegrafista, deixando o valor extremamente elevado fazendo com que esses recursos ficasse restrito apenas para obras muito grandes.

Com apenas um drone, é possível capturar imagens, seja em foto ou vídeo, reduzindo os custos, já que não será mais necessário utilizar um helicóptero ou avião. E além disso, é possível ver as imagens em tempo real pela tela de um notebook ou smartphone que estiver conectado via bluetooth enquanto o drone estiver no ar.

Como o drone pode ajudar no acompanhamento da obra?

Por serem muito estáveis e fáceis de controlar, o drone permite estudar com detalhes a evolução da construção de um edifício, o que torna muito mais fácil o acompanhamento da obra. E por proporcionar imagens de diversos ângulos, é possível coletar dados estratégicos que melhoram respectivamente o andamento do projeto e o planejamento de construções imobiliárias, residenciais e industriais.

Dentre outras possibilidades, o drone também auxilia no estudo topográfico que podem ser feitos para obras que estão em andamento ou que ainda nem começaram. Além de contribuir para estudos de aspectos técnicos como, insolação do local em cada horário do dia. São dados que impactam diretamente no conceito arquitetônico e estrutural da construção.

As imagens do drone podem ser levadas a todos os lugares

Talvez o mais interessante é que todo o material captado pelo drone pode ser levado para qualquer lugar. Ou seja, no caso de um empreendimento imobiliário, o potencial cliente não precisa ir até o local para ver como está o andamento da construção do empreendimento.

A possibilidade do cliente poder ver as imagens sem sair de cada é, sem dúvidas, uma poderosa ferramenta de relacionamento com o cliente.

A Aleixo é um escritório de engenharia civil em Campo Grande MS que oferece captação de imagens e vídeo por drone para construção civil. Para saber mais acesse o nosso site ou ligue para nós: 67 3321-2514.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp